Entrevista com G. Rude- Parte 1

SOBRE O STANDARD- Antes de tudo te digo por experiência de Selecionador que não espero encontrar o Cane Corso perfeito. A perfeição e o ideal são metas, são objetivos aos quais aspiramos mas sendo humanamente muito difíceis, senão impossíveis de alcançar.

Tratando do comprimento e a proporção ideal da cabeça do Cane Corso sem desejar fixar-se em milímetro, o crânio deve ser tão largo quanto longo, mas por vez era também levemente um pouco mais largo. Referente ao comprimento da cabeça, o fuço deveria ser 36 a 38% do comprimento total, mas tenho visto ótimos corsos com a cana nasal superior a estas proporções. Os eixos superiores levemente convergentes e as laterais paralelas. O fuço deverá ser "profundo" com lábio não muito pendente com comissura labial não aberta que não babasse. Eram usados nas masserias com bovinos e de pastores. Lábios muito pendentes perdiam baba e causavam problemas.

Uma indicação que desejo fazer, não encontrareis em outra parte, o Cane Corso é da região Meridional e o Sul da Itália tem cultura Grega, com o culto à beleza estética. Um Cane Corso tendente ao mastino, muito pesado e com pele abundante não seria jamais aceito. Hoje fizeram o mastim napolitano e o Cane Corso longe da História e da Tradição. A dentição aceita era a tesoura direta, a torques, embora não sendo a preferida, pois os incisivos se consumiam rápido demais e melhor para a presa era a tesoura invertida. Qualquer milímetro de prognatismo, 2 ou 3 milímetros ou excepcionalmente 5 milímetros era aceito se o Cane  Corso fosse válido em todo o restante, sobretudo com caráter corajoso e duro, vigilante mas equilibrado com a família e controlável, sendo assim tolerado, porém era sempre acasalado com um Cane  Corso de dentição correta.

Eu excluo filhotes de Cane Corso com o fuço curto e dentição prognata mas inicío sobretudo do caráter. Um Cane Corso deveria ser como um leão mas controlável e dúctil com um patrimônio genético integro.

O Cane Corso entende tudo e aprende rápido. Quem poderia permitir um Cane Corso que apesar da ajuda mas que criasse problemas? Estes nao  os deixavam acasalarem e o liberavam. Também fiz isso, frequentemente.

Criado por: Kaleb de Carvalho